Antes de qualquer coisa, você
sabe o que é Marketing Pessoal?
Marketing pode ser definido como
um conjunto de estratégias e ações visando promover o lançamento,
desenvolvimento e sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor.
Transitando este conceito para o Marketing
Pessoal, podemos ressaltar que seu objetivo é aumentar a aceitação e
fortalecer a imagem de uma pessoa pelo público em geral ou por determinado
segmento deste público. O marketing pessoal significa projetar uma imagem de
marca em relação a você mesmo, tomando a si próprio como se fora um produto ou
serviço.
Deixaremos algumas dicas para
causar uma boa impressão na sua entrevista de emprego, no ambiente de trabalho
ou em alguma situação corporativa:
a) Aparência: banho
tomado, cabelo cortado, unhas aparadas, dentes escovados. Parece óbvio demais,
mas há quem negligencie isso. Estes eventos, por mais elementares que sejam,
representam o ponto de partida da construção de sua imagem.
b) Trajes: para cada ambiente, uma vestimenta apropriada. Da mesma
forma como você não irá à praia calçando sapatos sociais, um bom terno ou
tailler é a melhor recomendação para o dia a dia no trabalho, mas claro,
depende da sua área de atuação. Além disso, você deve priorizar o conforto e a
praticidade. Muito cuidado com o casual day, aquelas sextas-feiras insanas nas
quais muitos se revelam de forma comprometedora.
c) Acessórios: anéis, correntes, brincos, pulseiras, enfim,
acessórios diversos, são permitidos desde que utilizados de forma regrada. É
importante também acompanhar o bom senso da moda. Atenção redobrada com
cosméticos. Há quem use perfume de maneira a ter sua presença reconhecida em um
ambiente pelo rastro de aromas (ou odores…) que deixa no ar.
d) Postura: cabeça inclinada, ombros arqueados, tronco curvado…
Onde você pensa que vai assim? Qual percepção pretende conferir àqueles que o
encontram? Seria você alguém derrotado e infeliz? Uma postura elegante ao
assentar-se e ao caminhar demonstra altivez, autoconfiança e independência,
além de contribuir com sua própria saúde.
e) Vocabulário: a menos que suas pretensões restrinjam-se à
exposição na mídia como modelo fotográfico, o que convenhamos é acessível a
poucos, você invariavelmente terá que abrir a boca para sedimentar sua imagem.
Neste momento, pronunciar “menas”, “poblema” e seus derivados, será suficiente
para destruir toda a credibilidade que foi erguida nos passos anteriores. Nunca
é tarde para se aprender nosso idioma. Basta estudar um pouco e ler muito –
jornais, revistas, livros, gibis e bulas de remédio. Desta forma, você ampliará
seu vocabulário, ganhando maior versatilidade para falar em público.
Fonte: Dicas Profissionais - Site; Universitários Acima da Média - Site