sábado, 25 de fevereiro de 2012

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Alércio Bressano explica o Scrum


O Grupo Alfama procura trabalhar da melhor forma e assim garantir o êxito nos projetos que desenvolve para os seus clientes. Um dos novos mecanismos para isso é o Scrum, um sistema de gerenciamento de projetos e equipes.
Para gerenciar o Scrum, o especialista Alércio Bressano foi contratado e é o responsável e falou com o nosso blog a respeito disso. Confira a entrevista que fizemos com ele. Vale lembrar que Alercio é consultor, professor universitário e mentor em Produtividade Pessoal. Desde 1999 trabalha com projetos de tecnologia (software e infraestrutura).



Blog Alfama – Como funciona o Scrum?
Alércio Bressano - O Scrum é um framework de boas práticas para gerenciamento de projetos e equipes. Baseado na filosofia ágil, ele promove a ideia de que deveremos, no dia a dia dos projetos, ter maior foco nas pessoas, ao invés de buscar soluções em metodologias ou ferramentas milagrosas. São as pessoas que entregam o resultado. O time planeja junto com o cliente o que vai entregar num período de tempo definido (de 2 a 4 semanas), executa, apresenta o resultado e discute melhorias no seu processo de construção dos projetos.

Blog Alfama - De que forma esse sistema facilita o trabalho realizado pela Alfama?
Com a implantação desse processo, os papéis das equipes de desenvolvimento (sistemas e sites) são bem definidos e fica clara a importância da cada um dentro do projeto - equipe, líder, cliente. Além disso, priorizamos a motivação da equipe, a qualidade dos produtos finais e produtividade da equipe.
Blog Alfama - O que existe de mais interessante nesse programa?
AB - Nesse conjunto de práticas, o mais interessante é a profissionalização da empresa e das pessoas em entender o seu papel para a realização do objetivo maior da organização. Além disso, através dessa aplicação, fazemos com que os profissionais deixem de lado o paradigma individualizado de trabalho e passem a colaborar.! Eles começam a perceber que não tem mais sentido pensar somente no seu próprio resultado individual e que o resultado agora é único e de responsabilidade de toda equipe. Ao invés de competir, eles percebem que precisam cooperar. 



Blog Alfama – Há quanto tempo você trabalha com o Scrum?
Sou profissional de tecnologia há 13 anos, atuando mais especificamente em projetos de desenvolvimento de software. Com o Scrum, trabalho desde 2009. Nesse período já obtive três certificações: Certified Scrum Master (CSM), Certified Scrum Product Owner (CSPO) e Certified Scrum Professional (CSP - a mais importante e mais valorizada) pela Scrum Alliance.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Samuel ganha a 1ª Copa Náutica

O Grupo Alfama mantém a sua preocupação com a sociedade e através do esporte busca dar a sua contribuição para uma cidade melhor. Se ser um bom cidadão, passa pelo esporte, o grupo vai muito bem, obrigado.Samuel dos Santos é patrocinado pela Alfama e é um grande destaque do remo sergipano.



Além de disputar competições fora do Estado, o atleta manda muito bem quando as águas são sergipanas. Na 1ª Copa Náutica de Aracaju, realizada no último sábado, 4, Samuel foi ouro na categoria Sênio A Skiff. Foi a primeira etapa de oito que serão realizadas na capital, a próxima está marcada para o dia 25 de março. O atleta ficou contente com a colocação e agradeceu o apoio que vem recebendo para treinar. “Minha dedicação ao remo é grande e treino bastante, porém, sem apoio não dá. Por isso, agradeço àqueles que me ajudam, no caso do Grupo Alfama, meu principal patrocinador, e à Secretaria de Esporte e Lazer do Munícipio (Semel), que promoveu o evento e também me escolhei para o Bolsa Atleta”, ressalta.

Vale lembrar que o nosso atleta nem estava 100% de sua forma. Treinando há apenas uma semana com o técnico Renivlado, Samuel mesmo assim conseguiu o excelente resultado.