segunda-feira, 27 de junho de 2011

Afrânio Integrado UAB: Atividades Acadêmicas Complementares.

Pólo Presencial da UAB em Afrânio - PE, indica os cursos de extensão da Alfama Cursos, confira:

Afrânio Integrado UAB: Atividades Acadêmicas Complementares.: "Querendo contribuir com as AACC's de vocês pois sei que para alguns, participar de cursos é um sacrifício, vão abaixo todos os sites e ent..."

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Arraiá Alfama



No último sábado, dia 18 de junho, aconteceu o IV Arraiá  Alfama, que reuniu colaboradores das empresas do grupo Alfama (Alfama Cursos e Alfama Web). Não faltou diversão, comidas e bebidas típicas, além de um touro mecânico que animou a brincadeira. Seguindo a tradição, Fábio agradeceu a presença de todos e puxou o ritmo de alegria e descontração que teve inclusive a presença de Pedrinho, dando o tom da festa na bateria.
Mais uma confraternização show do grupo Alfama, prestigiando seus colaboradores "alfamaníacos"!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Projeto Pedagógico da Escola

Investimento:
3x de
R$ 28,33
sem juros.
ou a vista R$ 85,00.
Forma de pagamento:
Boleto Bancário ou Cartão de Crédito.
http://dvd.alfamacursos.com.br/loja/carrinho.php
 
 
 
 

INVESTIMENTO

3x de
R$ 28,33
sem juros pelo Cartão de Crédito.
Valor a vista R$ 85,00

CARGA HORÁRIA


45 horas/aula
distribuídas da seguinte forma:
• 08 horas/aula de Vídeo Aulas em DVD. (600 minutos)
• 37 horas/aula de estudo no Espaço do Aluno do site www.alfamacursos.com.br



PÚBLICO ALVO

Professores, coordenadores e diretores de escolas, universitários das áreas de pedagogia, letras, psicologia, técnicos das Secretarias de Educação e Cultura e profissionais interessados.

PROFESSORES DO CURSO

Profa Cenira Bezerra Cavalcante,

Graduada em Pedagogia, com especialização em Administração Escolar e disciplinas pedagógicas;

Pós-graduada em Alfabetização Escolar e em Gestão de pessoas;

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa;

com experiências em ministração de cursos sobre planejamento e avaliação, projetos interdisciplinares, produção de texto e leitura, entre outros.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada pela Alfama Cursos contempla:
VÍDEO AULAS em DVD com professores do curso;

ESPAÇO DO ALUNO (Ambiente Virtual de Aprendizagem) onde são disponibilizados conteúdos complementares do curso e que devem ser acessado pelo aluno através do botão Espaço do Aluno.
  
CERTIFICADOS
• O Nome para o CERTIFICADO será gerado de acordo com as informações cadastradas no site da Alfama Cursos.
• Para imprimir o seu certificado, você deverá acessar o site www.alfamacursos.com.br e seguir os seguintes passos:
1) Clicar no botão ESPAÇO DO ALUNO e digite seu CPF e a senha do curso.
2) Clicar no botão CHAVE DE PRESENÇA localizado no lado esquerdo do site.
3) Digitar o número da CHAVE DE PRESENÇA e clique no botão Enviar Chave.
• A CHAVE DE PRESENÇA é divulgada durante as Vídeo Aulas em um dos DVD´s.
IMPORTANTE: Escolha um papel de qualidade para imprimir o seu certificado.

• O CERTIFICADO poderá ser solicitado junto a Alfama Cursos através do e-mail contato@alfamacursos.com.br, mediante pagamento da taxa de envio.*

*Confira o valor da taxa de envio no espaço do aluno.


PROGRAMA


AULA I: PROJETO PEDAGÓGICO
Momento1
Momento 2
Conceito
Base Legal:
Autonomia Legal e Autonomia Construída



Pergunta para Reflexão:
O que diferencia autonomia legal de autonomia construída?

Análise da pergunta
do momento 1 da Aula I
- Projeto pedagógico
e realidade escolar
- A importância do trabalho coletivo na escola

Pergunta para Reflexão:
Qual a importância da escola para construção de sua autonomia com base no que é definido pela LDB(lei nº9.394/96)
AULA II: DIMENSÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO
Momento1
Momento 2
Analise da reflexão
da AULA I
- Relação teoria - prática na elaboração do projeto pedagógico
- As dimensões do Projeto pedagógico na escola





Pergunta para Reflexão:

Qual a interdependência
entre a teoria e pratica de um projeto pedagógico da escola?
Analise da pergunta
do momento 1 da AULA II
- Princípios orientadores do Projeto pedagógico
- Democratização do acesso e da permanência do aluno na escola.
-Relação entre a escola e a comunidade.
-Gestão democrática
-Qualidade do ensino.
Pergunta para Reflexão:
Estudo de Caso
AULA III: PASSOS PARA CONSTRUIR COLETIVAMENTE O PROJETO PEDAGÓGICO
Momento 1
Momento 2
Analise da pergunta
do AULA II
- Metodologia : O que fazer
Como fazer
- Movimentos de construção do projeto pedagógico

Pergunta para reflexão:
Quais os primeiros passos para a construir
o projeto pedagógico da escola?
Analise da pergunta
do momento 1 da AULA III
- Passo a passo de um projeto pedagógico, partindo de uma determinada realidade:
- Apresentação
- Aspectos Sócio-econômicos e Culturais do Município
- Caracterização da escola
- Tendências e problemas na Escola - Finalidades e Objetivos da Escola
- Conclusão

Pergunta para reflexão:
Qual o momento mais importante para elaboração de um Projeto Pedagógico da Escola?
AULA IV: PROJETO PEDAGÓGICO E MELHORIAS NA PRÁTICA DA ESCOLA
Momento1
Momento 2
- Analise da Aula III
- Planos de Ação da escola tendo como referência o Projeto Pedagógico
- Relação entre projeto pedagógico e organização do trabalho escolar

Pergunta para reflexão:
. Que ponto na produção coletiva, deve ser observado como ponto referencial?

Analise do Momento 1 da Aula IV
- Características organizacionais que favorecem o
sucesso da escola.
- Projeto pedagógico e regimento escolar
- Projeto pedagógico e prática pedagógica
- Projeto pedagógico e política educacional
Pergunta para reflexão:
O que você entende por um plano de ação?
Questões comentadas.

AULA V
Análise Da Pergunta Da Aula IV.
Retomando A Pergunta Ex-Ant.
Perguntas e Respostas Feitas Através do Site.
Mesa Redonda.

No final do curso será disponibilizado no Espaço do Aluno do site da Alfama Cursos o arquivo modelo de um Projeto Pedagógico.


 
CONTATO
Você pode enviar suas dúvidas diretamente para o email
dvd@alfamacursos.com.br

O Ensino e a Pesquisa em História e Geografia na Educação Básica

Investimento:
3x de
R$ 29,33
sem juros.
ou a vista R$ 88,00.
Forma de pagamento:
Boleto Bancário ou Cartão de Crédito.




INVESTIMENTO

3x de
R$ 29,33
sem juros pelo Cartão de Crédito.

Valor à vista R$ 88,00
CARGA HORÁRIA


60 horas/aula
distribuídas da seguinte forma:

• 12 horas/aula de Vídeo Aulas em DVD. (840 minutos)
• 48 horas/aula de estudo no Espaço do Aluno do site www.alfamacursos.com.br

PÚBLICO ALVO

Professores, coordenadores e diretores de escolas, universitários das áreas de pedagogia, história, geografia, técnicos das Secretarias de Educação e Cultura e profissionais interessados.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada pela Alfama Cursos contempla:
VÍDEO AULAS em DVD com professores do curso;

ESPAÇO DO ALUNO (Ambiente Virtual de Aprendizagem) onde são disponibilizados conteúdos complementares do curso e que devem ser

acessado pelo aluno através do botão Espaço do Aluno.
CERTIFICADOS
• O Nome para o CERTIFICADO será gerado de acordo com as informações cadastradas no site da Alfama Cursos.
• Para imprimir o seu certificado, você deverá acessar o site www.alfamacursos.com.br e seguir os seguintes passos:
1) Clicar no botão ESPAÇO DO ALUNO e digite seu CPF e a senha do curso.
2) Clicar no botão CHAVE DE PRESENÇA localizado no lado esquerdo do site.
3) Digitar o número da CHAVE DE PRESENÇA e clique no botão Enviar Chave.
• A CHAVE DE PRESENÇA é divulgada durante as Vídeo Aulas em um dos DVD´s.
IMPORTANTE: Escolha um papel de qualidade para imprimir o seu certificado.
• O CERTIFICADO poderá ser solicitado junto a Alfama Cursos através do e-mail contato@alfamacursos.com.br, mediante pagamento da taxa de envio.*
*Confira o valor da taxa de envio no espaço do aluno.

PROGRAMA
AULA I: ENSINO DE HISTÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE
1º Momento 2º Momento
- Apresentação das três aulas
- Dificuldades de ensino e aprendizagem em História.
- História: disciplina formativa necessária ao currículo da Escola Básica.

- A realidade social: ponto de partida e de chegada do ensino e aprendizagem em História.

- Teoria e Prática: integração entre teoria histórica e prática pedagógica

Tema para Reflexão

Análise do tema do momento 1 da Aula I .
- Formação do Professor de História em perspectiva.
- Diretrizes Curriculares Nacionais – O que propõem?
- Professor pesquisador: possibilidades em História.
- O professor de História hoje.

Tema para Reflexão

AULA II: HISTÓRIA NO COTIDIANO DE SALA DE AULA: O ENSINO A PARTIR DE DIFERENTES LINGUAGENS E FONTES
1º Momento 2º Momento
Analise da reflexão da AULA I
- Novas linguagens e fontes no ensino básico de História:
O que dizem os PCN?

- Música e ensino de História
- Perspectivas Antropológica e literária e ensino de História.
- Pesquisa na sala de aula: o ensino através de documentos.

Tema para Reflexão.
Análise do tema do momento 1 da Aula II .
- O uso de imagens no ensino de História: televisão,
cinema e fotografia.

- Livro didático como documento histórico.
- Fontes não escritas: Museu e ensino de História.
- Considerações teóricas sobre o uso de novas linguagens e
fontes no ensino básico de história.

Tema para Reflexão.


ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE UM ENSINO PLURALAULA III:
1º Momento 2º Momento
Analise da pergunta da AULA II
- Multiculturalismo e educação.
- Discursos e práticas sobre a questão racial na Escola Básica.
- Lei 10639/2003 – Obrigatoriedade do ensino de História da África e Afro-brasileira na Educação Básica.
- Pluralidade cultural e ensino de História: Perspectivas atuais.

Tema para Reflexão.
Análise do tema do momento 1 da Aula III .
- História e questões do tempo presente.
- Ensino de História e Meio Ambiente.
- Educação Patrimonial.
- Ensino de História e educação ambiental: Perspectivas atuais.
Tema para Reflexão.


AULA IV: O PROFESSOR DE GEOGRAFIA, UM PROFISSIONAL ATUALIZADO.
1º Momento 2º Momento
Análise Aula III.
- A importância da pesquisa de campo na Geografia.
- Geografia: Um ensino diferenciado.
- O educador como um facilitador de idéias.
- Geografia no cotidiano.
Tema para Reflexão.
Análise do tema do momento 1 da Aula IV .
- Dificuldades de aprendizagem na Geografia.
- Relação Professor X Aluno.
- O papel da família na educação do aluno.
- A carga horária semanal de Geografia: uma questão
a ser discutida.

Tema para Reflexão.



AULA V: A GEOGRAFIA NO COTIDIANO
1º Momento
2º Momento
Analise da pergunta da AULA IV.
- Como Aprender Geografia trabalhando com mapas.
- Da teoria à prática.
- A importância do conhecimento básico na Geografia para o bom desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem.

Tema para relfexão
Analise da pergunta do momento 1 da AULA V.
- Como ensinar Geografia.
- Os recursos didáticos disponíveis no ensino básico.
- Como desenvolver alternativas para suprir as necessidades da instituição?
- O professor de Geografia como qualquer profissional, precisa estar sempre atualizado, como se atualizar!

Tema para Reflexão

AULA VI: A FALTA DE RECURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL
1º Momento
2º Momento
Analise da Aula V

- A responsabilidade dos Governos.
- A falta de recursos na escola pública.
- A má utilização dos recursos nas escolas públicas.
- O MEC e as suas atribuições
Tema para Reflexão.
Análise do tema do momento 1 da Aula VI .
- O aproveitamento dos recursos nas escolas particulares.
- O professor da escola particular X escola pública no processo
de ensino e pesquisa na educação básica.
- O papel da sociedade.
Tema para Reflexão
CONTATO
Você pode enviar suas dúvidas diretamente para o email
dvd@alfamacursos.com.br

Educação Inclusiva

Investimento:
3x de
R$ 29,33
sem juros.
ou a vista R$ 88,00.
Forma de pagamento:
Boleto Bancário ou Cartão de Crédito.
 
INVESTIMENTO
3x de
R$ 29,33
sem juros pelo Cartão de Crédito.
Valor a vista R$ 88,00
CARGA HORÁRIA

60 horas/aula
distribuídas da seguinte forma:
• 12 horas/aula de Vídeo Aulas em DVD. (720 minutos)
• 48 horas/aula de estudo no Espaço do Aluno do site www.alfamacursos.com.br


PÚBLICO ALVO

Professores, coordenadores e diretores de escolas, universitários dos cursos de licenciatura e profissionais que atuam na área.
PROFESSORES DO CURSO
• Mônica Sampaio
Graduada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Faculdade Pio Décimo
Pós - Graduada em Didática e Metodologia no Ensino Superior ( em andamento) pela Faculdade Fama.
Facilitadora no curso de Informática à alunos da Terceira Idade - Melhor Fase.
Orientadora de Jovens e Adolescentes Casa de Caridade Joana de Angelis.
---------------------------------------------------------------------------------------
• Maracy Pereira
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe
Pós-Graduanda em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela
Faculdade São Luis de França - SE.

METODOLOGIA
A metodologia utilizada pela Alfama Cursos contempla:
VÍDEO AULAS em DVD com professores do curso;

ESPAÇO DO ALUNO (Ambiente Virtual de Aprendizagem) onde são disponibilizados conteúdos complementares do curso e que devem ser acessado pelo aluno através do botão Espaço do Aluno.

CERTIFICADOS
• O Nome para o CERTIFICADO será gerado de acordo com as informações cadastradas no site da Alfama Cursos.
• Para imprimir o seu certificado, você deverá acessar o site www.alfamacursos.com.br e seguir os seguintes passos:
1) Clicar no botão ESPAÇO DO ALUNO e digite seu CPF e a senha do curso.
2) Clicar no botão CHAVE DE PRESENÇA localizado no lado esquerdo do site.
3) Digitar o número da CHAVE DE PRESENÇA e clique no botão Enviar Chave.
• A CHAVE DE PRESENÇA é divulgada durante as Vídeo Aulas em um dos DVD´s.
IMPORTANTE: Escolha um papel de qualidade para imprimir o seu certificado.

• O CERTIFICADO poderá ser solicitado junto a Alfama Cursos através do e-mail contato@alfamacursos.com.br, mediante pagamento da taxa de envio.*

*Confira o valor da taxa de envio no espaço do aluno.

PROGRAMA

AULA I:
EDUCAÇÃO INCLUVISA

Momento1
Momento 2
Apresentação das Aulas.

Exclusão Social: causas e conseqüências.
Padrões Estabelecidos pela Sociedade.
Caso Aluna X

Tema para Reflexão:
Após o caso ALUNA X e o tema abordado EXCLUSÃO, quais os pontos principais você considera importante, no contexto da nossa aula?


Análise do tema do momento 1 da Aula I .
Aspectos históricos.
Excepcional ou deficiente?
Educação Especial
O que é inclusão?
Educação Inclusiva

Tema para Reflexão:

O processo de inclusão, muito mais que lançar o Portador de Necessidade Especial no contexto social, é uma preparação da sociedade para conviver com a diferença de maneira mais harmoniosa, buscando a qualidade de vida dos cidadãos.
Enquanto educador, como você pode contribuir neste processo?
 
AULA II:
EDUCAÇÃO UM DIREITO DE TODOS
Momento1
Momento 2
Analise da Aula I.
A família e o Portador de necessidade Especial
(Comentários Aluna X)
Políticas Educacionais e Educação Inclusiva.
(Declaração Salamanca)

Tema para Reflexão:
A Educação Especial é assegurada por Lei. O que falta para que colocar em prática o direito de todo cidadão ter acesso a escola qualitativa?
Análise do tema do momento 1 da Aula II .
O educador em aprendizagem contínua.
Dificuldades diante da inclusão.
Realidade Escolar x Professor
despreparado.

Tema para Reflexão:

Quais são pontos importantes que você considera indispensável para a nova postura do Educador?
 
AULA III:
PLANEJAR É PRECISO
Momento 1
Momento 2
Analise da Aula II.
O Planejamento Didático Pedagógico para PNEE.
Portadores de deficiência mental, visual, auditiva, física e múltipla
Adaptações de acesso ao currículo
A tecnologia a favor do PNEE.

Tema para Reflexão:
O recurso tecnológico está ao alcance de todos?
Análise do tema do momento 1 da Aula III .
Classificação de Necessidades Especiais.
A realidade do PNEE
A família x Educador do PNEE
Nova Postura do Educador.
A realidade das Instituições de Ensino.
Mercado de Trabalho em expansão
Depoimento
Comentários
Tema para Reflexão:
Qual a importância da socialização no processo de aprendizagem do aluno portador de necessidade especial?

   
AULA IV:
SER DIFERENTE É NORMAL
Momento1
Momento 2
Análise Aula III.
Softwares que Auxiliam a Pessoa com Deficiência a Utilizar o Computador.
Como lidar com as diferenças
Preconceito
Deficiente eficiente
Mercado de Trabalho do PNEE
Novos Horizontes

Tema para Reflexão:
É preciso romper com a lógica massificadora da escola, que tem historicamente desconsiderado a diversidade de opiniões, posturas, aspirações e demandas dos atores sociais que agem no seu interior. É preciso respeitar e criar condições para o desenvolvimento das potencialidades e para o atendimento das necessidades específicas dos estudantes, respeitando o pluralismo.
Quem são esses atores e quais são as condições necessárias para que esta máxima seja uma realidade?

Análise do tema do momento 1 da Aula IV .
Adaptações importantes da escola inclusiva a educando portador da necessidade especial.
Superando limites: Educando e Educador.
Tópicos relevantes sobre PNEE.



Tema para Reflexão:
Escola Inclusiva: Utopia ou Realidade?

   
AULA V:
SOCIEDADE INCLUSIVA
Momento1
Momento 2
Análise da Aula IV

Tema para Reflexão:
Físico, Intelectual e emocional na criança.
Piaget, Freud, Vygotsky, Jung e Montessori.

Tema para relfexão
Análise do tema do momento 1 da Aula IV .
Relações interpessoais para trabalhos com crianças portadoras de necessidades especiais:
auto – conhecimento, trabalho em equipe, empatia, liderança, etc.

Tema para Reflexão:
(Comentários)
   
AULA VI:
SOCIEDADE INCLUSIVA
Momento1
Momento 2
Análise da Aula V
Tópicos relevantes para Sociedade Inclusiva.
Sociedade x Conflitos
Educação Inclusiva um desafio a ser superado por todo cidadão na maturidade.
História de Vida.
Comentários
Tema para Reflexão:
O que você compreende por
uma Sociedade Inclusiva?
Análise do tema do momento 1 da Aula V .
A importância da motivação.
Sociedade: Ter e ser
Inclusão social x terceira idade.
Mitos e verdades.

Tema para Reflexão:
Motivação: Por que? Para quem? Como fazer? Com quem fazer?
 
 
AULA VII:
SOCIEDADE INCLUSIVA
Momento1
Momento 2
Análise da Aula VI
A violência
Hiperatividade
Hipoatividade
Dislexia
Depoimentos
Mesa Redonda
Respostas das perguntas mais freqüentes
Considerações Finais
CONTATO
Você pode enviar suas dúvidas diretamente para o email
dvd@alfamacursos.com.br

Educação Ambiental

Investimento:
3x de
R$ 32,67
sem juros.
ou a vista R$ 98,00.
Forma de pagamento:
Boleto Bancário ou Cartão de Crédito.
 



INVESTIMENTO
3x de
R$ 32,67
sem juros pelo Cartão de Crédito.
Valor a vista R$ 98,00
CARGA HORÁRIA

60 horas/aula
distribuídas da seguinte forma:
• 16 horas/aula de Vídeo Aulas em DVD. (960 minutos)
• 44 horas/aula de estudo no Espaço do Aluno do site www.alfamacursos.com.br

PÚBLICO ALVO

Universitários das áreas de licenciaturas e bacharelados em biologia, professores, coordenadores e diretores de escolas, técnicos das
Secretarias de Educação Estaduais e Municipais e profissionais interessados.
PROFESSORES DO CURSO
• Luciana de Oliveira Ramos
Bióloga com Mestrado em Bioecologia Aquática, pelo Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Atua a 10 anos como professora na área de biologia no ensino fundamental e superior em instituições de ensino públicas e privadas.

Na área de Licenciamento ambiental atuou na participação da elaboração de relatórios de impactos ambientais (RIMA).
Trabalho durante dois anos como bióloga no Instituto Xingó: CHESF – CNPq – SUDENE – ETFAL – UFAL - UFBA – UFS - UFPE – UFRPE, na área de Gestão e Educação Ambiental nas relações de trabalho.

Professora substituta da Universidade Federal de Sergipe, na área de Zoologia.

Diversos trabalhos publicados na área de gestão ambiental.
---------------------------------------------------------------------------------------
• Fernanda Jacomo Viana
Graduada em Ciencias Biologicas Licenciatura pela UNIT ( Universidade Tiradentes).
Experiencia em Biotecnologia no desenvolvimento de novos farmacos atraves de produtos naturais,
Professora da rede particular de ensino.
Experiencia em Organizacao de Eventos voltados ao meio ambiente
Trabalhou na coordenacao de uma unidade de conservacao GUIGO.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada pela Alfama Cursos contempla:
VÍDEO AULAS em DVD com professores do curso;

ESPAÇO DO ALUNO (Ambiente Virtual de Aprendizagem) onde são disponibilizados conteúdos complementares do
curso e que devem ser acessado pelo aluno através do botão Espaço do Aluno.
CERTIFICADOS
• O Nome para o CERTIFICADO será gerado de acordo com as informações cadastradas no site da Alfama Cursos.
• Para imprimir o seu certificado, você deverá acessar o site www.alfamacursos.com.br e seguir os seguintes passos:
1) Clicar no botão ESPAÇO DO ALUNO e digite seu CPF e a senha do curso.
2) Clicar no botão CHAVE DE PRESENÇA localizado no lado esquerdo do site.
3) Digitar o número da CHAVE DE PRESENÇA e clique no botão Enviar Chave.
• A CHAVE DE PRESENÇA é divulgada durante as Vídeo Aulas em um dos DVD´s.
IMPORTANTE: Escolha um papel de qualidade para imprimir o seu certificado.

• O CERTIFICADO poderá ser solicitado junto a Alfama Cursos através do e-mail contato@alfamacursos.com.br, mediante pagamento da taxa de envio.*

*Confira o valor da taxa de envio no espaço do aluno.

PROGRAMA


AULA 1:
Momento1
Momento 2
O que e Educacao Ambiental?
Principios gerais da Educacao Ambiental
Bases internacionais para a educacao Ambiental
Tema para reflexao
O que e Educacao Ambiental?
Principios gerais da Educacao Ambiental
Bases internacionais para a educacao Ambiental
Tema para reflexao
Tema para Reflexão:
Analise do tema para reflexao do momento 1 da AULA I
Legislacao ambiental no Brasil e no mundo
A pratica da educacao ambiental no Brasil
Rio-92: resultados
Tema para reflexao da aula I







Tema para Reflexão:
AULA 2: POLITICA AMBIENTAL
Momento1
Momento 2
Analise do tema para reflexao da AULA I
Politica Publica Federal
Politica Publica Estadual e Municipal
Tema para reflexao



Tema para Reflexão:
Analise do tema para reflexao do momento 1 da AULA II
A3P ? Agenda Ambiental na Administracao Publica
O ambiente de trabalho
Tema para reflexao da aula II



Tema para Reflexão:
AULA 3: EDUCACAO AMBIENTAL NA ESCOLA
Momento 1
Momento 2
Analise do tema para reflexao da AULA II
Historico da Educacao Ambiental
O educador e a educacao ambiental
Educacao ambiental e o MEC
Tema para reflexao



Tema para Reflexão:
Analise do tema para reflexao do momento 1 da AULA III
Metodologia de projetos na educacao ambiental
Avaliacao de projetos, videos e material de apoio
Educacao Ambiental nos PCN/s
Tema para reflexao da aula III

Tema para Reflexão:
AULA 4:EDUCACAO AMBIENTAL NA FAMILIA E NA SOCIEDADE
Momento1
Momento 2
Analise do tema para reflexao da AULA III
O papel da sociedade na conservacao do ambiente
Educacao ambiental e comunidade
Atitudes e praticas sociais e pessoais;
Praticas e habitos de consumos
Tema para reflexao

Tema para Reflexão:
Analise do tema para reflexao do momento 1 da AULA IV
Novos paradigmas do consumo sustentavel
Desenvolvimento e conservacao;
Publicidade e meio ambiente
Tema para reflexao da aula IV




Tema para Reflexão:

AULA 5:GRANDES TEMAS EM MEIO AMBIENTE
Momento1
Momento 2
Analise do tema para reflexao da AULA IV
Problemas ambientais, suas causas e sustentabilidade (texto)
Agua, energia e areas florestais;
Indicadores e estrategias de Sustentabilidade
Tema para reflexao

Tema para relfexão:
Analise do tema para reflexao do momento 1 da AULA V
Poluicao do ar, da agua e do solo
Tema para reflexao da aula V
Tema para Reflexão:
AULA 6:EDUCACAO AMBIENTAL, CONSUMO E DIVERSAS FORMAS DO TRATAMENTO DO LIXO
Momento1
Momento 2
Analise do tema para reflexao da AULA V
Impactos ambientais do consumo
Agroecossistemas e alimentos transgenicos
Tema para reflexao



Tema para Reflexão:
Analise do tema para reflexao do momento 1 da AULA VI
Residuos solidos: conceito, variedade, producao.
Residuos industriais e lixo organico;
Reciclagem: vantagens e desvantagens; impacto social e ambiental.
Tema para reflexao da aula VI
Tema para Reflexão:
AULA 7:PERCEPCAO DA EDUCACAO AMBIENTAL EM DIVERSOS AMBIENTES SOCIAIS
Momento1
Momento 2
Analise do tema para reflexao da AULA VI
Na comunidade
Na escola
Na familia
Tema para reflexao

A destinacao do lixo
O lixo domestico
O lixo hospitalar
O lixo urbano
Tema para reflexao da aula VII
AULA 8:RESUMO GERAL
Momento1
Momento 2
Retrospectiva das aulas

Respostas as duvidas dos alunos
Mesa Redonda
Consideracoes finais

CONTATO
Você pode enviar suas dúvidas diretamente para o email
dvd@alfamacursos.com.br

Ecologia e Meio Ambiente

Investimento:
3x de
R$ 29,33
sem juros.
ou a vista R$ 88,00.
Forma de pagamento:
Boleto Bancário ou Cartão de Crédito.
 


INVESTIMENTO

3x de
R$ 29,33
sem juros pelo Cartão de Crédito.
Valor a vista R$ 88,00



CARGA HORÁRIA
45 horas


OBJETIVO
Relacionar os conhecimentos teóricos sobre Ecologia com as aplicações dos mesmos no Meio Ambiente.



PÚBLICO ALVO
Alunos de licenciatura e bacharelado em Biologia, graduandos de Ciências Biológicas, Educação Ambiental, Engenharia Ambiental, Agronomia pós-graduandos, professores e profissionais que atuam na área e desejam se qualificar.

PROFESSORES DO CURSO

• Julio Cesar Pereira Borges de Faria
Biólogo com mestrado em Ecologia e Conservação da Caating pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.
Atua como professor da rede particular de ensino a 5 anos
Experiência na organização de seminários e congressos
Experiência com manejo de repteis e aves marinhas
Experiência com estudo de comportamento animal
Participantes da Mesa Redonda:

Jefferson Simanas Mikalauskas
Possui graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (1999), Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004) e Doutorando em Biologia Animal pela mesma instituição. Possui experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ecologia de Populações e Sistemática de pequenos mamíferos, em especial com Chiroptera (morcegos).
• Luciana de Oliveira Ramos
Bióloga com Mestrado em Bioecologia Aquática, pelo Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Atua a 10 anos como professora na área de biologia no ensino fundamental e superior em instituições de ensino públicas e privadas.

Na área de Licenciamento ambiental atuou na participação da elaboração de relatórios de impactos ambientais (RIMA).
Trabalho durante dois anos como bióloga no Instituto Xingó: CHESF – CNPq – SUDENE – ETFAL – UFAL - UFBA – UFS - UFPE – UFRPE, na área de Gestão e Educação Ambiental nas relações de trabalho.

Professora substituta da Universidade Federal de Sergipe, na área de Zoologia.

Diversos trabalhos publicados na área de gestão ambiental.
METODOLOGIA

A metodologia utilizada pela Alfama Cursos contempla:
• VÍDEO AULAS em DVD com professores do curso;
• ESPAÇO DO ALUNO (Ambiente Virtual de Aprendizagem) onde são disponibilizados conteúdos complementares do curso e que devem ser acessado pelo aluno através do botão Espaço do Aluno.

CARGA HORÁRIA

45 horas/aula distribuídas da seguinte forma:

08h/aula de vídeo em DVD. (480 minutos)

37h/aula de estudo no Espaço do Aluno do site www.alfamacursos.com.br

ATENÇÃO
PARA ACOMPANHAR O CURSO E FAZER O ESTUDO INDEPENDENTE É PRE REQUISITO FAZER O DOWNLOAD DO MATERIAL DIDÁTICO QUE ESTARÁ DISPONÍVEL NO ESPAÇO DO ALUNO NO SITE HTTP://www.alfamacursos.com.br



CERTIFICADOS
• O Nome para o CERTIFICADO será gerado de acordo com as informações cadastradas no site da Alfama Cursos.
• Para imprimir o seu certificado, você deverá acessar o site www.alfamacursos.com.br e seguir os seguintes passos:
1) Clicar no botão ESPAÇO DO ALUNO e digite seu CPF e a senha do curso.
2) Clicar no botão CHAVE DE PRESENÇA localizado no lado esquerdo do site.
3) Digitar o número da CHAVE DE PRESENÇA e clique no botão Enviar Chave.
• A CHAVE DE PRESENÇA é divulgada durante as Vídeo Aulas em um dos DVD´s.
IMPORTANTE: Escolha um papel de qualidade para imprimir o seu certificado.

• O CERTIFICADO poderá ser solicitado junto a Alfama Cursos através do e-mail contato@alfamacursos.com.br, mediante pagamento da taxa de envio.*

*Confira o valor da taxa de envio no espaço do aluno.





PROGRAMA

AULA 1: INTRODUÇÃO À ECOLOGIA
Momento1
Momento 2
- Conceitos básicos em Ecologia
- Relação Ecologia/Meio Ambiente
Tema para reflexão
- Análise do tema de reflexão do momento 1
- O Conceito de Nicho Ecológico
- Cadeias alimentares, teias alimentares e fluxo de energia
- Ecossistema, Bioma ou Domínio Morfoclimático?
Exercício para revisão de conceitos
AULA 2: UM POUCO SOBRE ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
Momento1
Momento 2
- Comentário do exercício da aula 1
- Ecologia de populações: Introdução
- Dinâmica de populações
- Controle biológico: Usando a Ecologia de populações a favor do ambiente
Tema para reflexão
- Análise do tema de reflexão do momento 1
- Ecologia de comunidades: Introdução
- Guildas e taxocenoses
- Estrutura de comunidades
- Biodiversidade e Meio ambiente
Exercício para revisão de conceitos
AULA 3: MEIO-AMBIENTE E ECOLOGIA
Momento 1
Momento 2
- Comentário do exercício da aula 2
- O maior problema para o Meio Ambiente: O ser humano
- Usando o conhecimento ecológico a favor do Ambiente
- Criação de planos de conservação: uma solução.
Tema para reflexão

- Analise do tema de reflexão do momento 1
- Preservação ambiental e desenvolvimento econômico: É possível isso existir?
- Desenvolvimento sustentável
- o que VOCÊ pode fazer onde mora?
Exercício para revisão de conceitos

AULA 4: ALGUNS PROBLEMAS AMBIENTAIS NO BRASIL
Momento1
Momento 2
- Comentário do exercício da aula 3
- As principais ameaças aos grandes ambientes do Brasil
Tema para Reflexão
- Analise do tema de reflexão do momento 1

- Retrospectiva – Revisão dos aspectos analisados no decorrer do curso;
- Mesa redonda – Com a participação de profissionais da área.




CONTATO
Você pode enviar suas dúvidas diretamente para o email
dvd@alfamacursos.com.br


Biotecnologia

Investimento:
3x de
R$ 32,67
sem juros.
ou a vista R$ 98,00.
Forma de pagamento:
Boleto Bancário ou Cartão de Crédito.
 

INVESTIMENTO

3x de
R$ 32,67
sem juros pelo Cartão de Crédito.
Valor a vista R$ 98,00
CARGA HORÁRIA

distribuídas da seguinte forma:
• 16 horas/aula de Vídeo Aulas em DVD. (960 minutos)
• 44 horas/aula de estudo no Espaço do Aluno do site www.alfamacursos.com.br

60 horas/aula
PÚBLICO ALVO

Universitários das áreas de licenciaturas e bacharelados em biologia, professores, coordenadores e diretores de escolas, técnicos das Secretarias de Educação Estaduais e Municipais e profissionais interessados.

PROFESSORES DO CURSO
• Julio Borges
Biólogo mestrando em Ecologia e Conservação.
Atua como professor da rede particular de ensino a 3 anos
Experiência na organização de seminários e congressos
Experiência com manejo de repteis e aves marinhas
Experiência com estudo de comportamento animal
---------------------------------------------------------------------------------------
• Luciana de Oliveira Ramos
Bióloga com Mestrado em Bioecologia Aquática, pelo Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Atua a 10 anos como professora na área de biologia no ensino fundamental e superior em instituições de ensino públicas e privadas.

Na área de Licenciamento ambiental atuou na participação da elaboração de relatórios de impactos ambientais (RIMA).
Trabalho durante dois anos como bióloga no Instituto Xingó: CHESF – CNPq – SUDENE – ETFAL – UFAL - UFBA – UFS - UFPE – UFRPE, na área de Gestão e Educação Ambiental nas relações de trabalho.

Professora substituta da Universidade Federal de Sergipe, na área de Zoologia.

Diversos trabalhos publicados na área de gestão ambiental.
---------------------------------------------------------------------------------------
• Fernanda Jacomo Viana
Graduada em Ciencias Biologicas Licenciatura pela UNIT ( Universidade Tiradentes).
Experiencia em Biotecnologia no desenvolvimento de novos farmacos atraves de produtos naturais,
Professora da rede particular de ensino.
Experiencia em Organizacao de Eventos voltados ao meio ambiente
Trabalhou na coordenacao de uma unidade de conservacao GUIGO.
METODOLOGIA

A metodologia utilizada pela Alfama Cursos contempla:
VÍDEO AULAS em DVD com professores do curso;

ESPAÇO DO ALUNO (Ambiente Virtual de Aprendizagem) onde são disponibilizados conteúdos complementares do curso e que devem ser acessado pelo aluno através do botão Espaço do
Aluno.
CERTIFICADOS
• O Nome para o CERTIFICADO será gerado de acordo com as informações cadastradas no site da Alfama Cursos.
• Para imprimir o seu certificado, você deverá acessar o site www.alfamacursos.com.br e seguir os seguintes passos:
1) Clicar no botão ESPAÇO DO ALUNO e digite seu CPF e a senha do curso.
2) Clicar no botão CHAVE DE PRESENÇA localizado no lado esquerdo do site.
3) Digitar o número da CHAVE DE PRESENÇA e clique no botão Enviar Chave.
• A CHAVE DE PRESENÇA é divulgada durante as Vídeo Aulas em um dos DVD´s.
IMPORTANTE: Escolha um papel de qualidade para imprimir o seu certificado.

• O CERTIFICADO poderá ser solicitado junto a Alfama Cursos através do e-mail contato@alfamacursos.com.br, mediante pagamento da taxa de envio.*

*Confira o valor da taxa de envio no espaço do aluno.
PROGRAMA

AULA 1: CONCEITOS E PRINCÍPIOS DA BIOTECNOLOGIA
Momento1
Momento 2
- Conceito de Biotecnologia
- Surgimento da Biotecnologia
- Importância da Biotecnologia para a sociedade
Tema para a reflexão:
- Análise do tema para a reflexão do momento I
- Histórico da Biotecnologia
- Ramos de estudo biotecnológico
Tema para a reflexão:
AULA 2:CLONAGEM E CÉLULAS-TRONCO
Momento1
Momento 2
- Análise do tema para reflexão da AULA I
- Conceito de clonagem
- Métodos de clonagem
- Clonagem de plantas e animais


Tema para reflexão:
- Análise do tema para reflexão do momento 1 da AULA II
- Conceito de células-tronco
- Tipos de células-tronco
- Pesquisas atuais sobre células-tronco
- Descobertas médicas
- A polêmica em sua utilização
Tema para reflexão:
AULA 3:TRANSGÊNICOS E MELHORAMENTO GENÉTICO
Momento 1
Momento 2
- Análise do tema para reflexão da AULA II
- Conceitos de transgênico e melhoramento genético
- Principais diferenças entre as duas técnicas
Tema para reflexão:
- Análise do tema para reflexão do momento 1
- Pesquisas desenvolvidas
- Transgênicos: Utilizar ou não?
Tema para reflexão:
AULA 4:BIORREMEDIAÇÃO, BIOPROSPECÇÃO E BIODEGRADAÇÃO
Momento1
Momento 2
- Análise do tema para reflexão da AULA III
- Conceito de Biorremediação
- Conceito de Bioprospecção
- Conceito de Biodegradação
Tema para reflexão:
- Análise do tema para reflexão do momento 1
- Importância ecológica desses processos
- Aplicações na atualidade

Tema para reflexão:
AULA 5:VACINAS E FÁRMACOS
Momento1
Momento 2
- Análise do tema para reflexão da AULA IV
- O que são vacinas?
- A descoberta da 1ª vacina
- Importância da vacina para vida humana


Tema para relfexão
:
- Análise do tema para reflexão do momento 1
- Conceito de fármacos, drogas e suas diferenças
-Avanços biotecnológicos na produção de fármacos
- Grandes descobertas da ciência
- O perigo do uso indiscriminado dos fármacos
Tema para Reflexão:
AULA 6:ÉTICA E LEGISLAÇÃO BIOLÓGICA
Momento1
Momento 2
- Análise do tema para reflexão da AULA V
- Princípios éticos da pesquisa
- Órgãos regulamentadores na pesquisa biológica
- Importância da fiscalização e regulamentação das pesquisas
Tema para reflexão :
- Análise do tema para reflexão do momento 1
- Legislação no Mundo sobre pesquisas biotecnológicas
- Legislação no Brasil sobre pesquisas biotecnológicas

Tema para reflexão:
AULA 7:APLICAÇÃO DA BIOTECNOLOGIA EM SALA DE AULA
Momento1
Momento 2
- Importância da biotecnologia para o ensino
- Aplicabilidade da biotecnologia
Tema para reflexão:
- A biotecnologia no ensino fundamental
- A biotecnologia no ensino médio
Tema para reflexão:
AULA 8: RESUMO GERAL
Momento1
Momento 2
Retrospectiva das aulas

Perguntas e respostas
Mesa Redonda
Considerações finais
Material de apoio disponível no campo "material didático" do espaço do aluno.
CONTATO
Você pode enviar suas dúvidas diretamente para o email
dvd@alfamacursos.com.br

terça-feira, 7 de junho de 2011

Teorias Aplicadas ao Ensino de Biologia e Ciência na Educação Básica

Investimento:
3x de
R$ 28,33
sem juros.
ou a vista R$ 85,00.
Forma de pagamento:
Boleto Bancário ou Cartão de Crédito.


INVESTIMENTO

3x de
R$ 28,33
sem juros pelo Cartão de Crédito.
Valor a vista R$ 85,00



CARGA HORÁRIA
45 horas


OBJETIVO

Refletir acerca do processo de ensino da biologia na educação básica e possibilitar ao aluno uma percepção teórico/pratica das ferramentas utilizadas, permitindo que cada um obtenha o conhecimento necessário para utilização destas ferramentas de maneira eficiente e eficaz.




PÚBLICO ALVO
Alunos de licenciatura e bacharelado em biologia, pós-graduandos, professores e profissionais que atuam na área e desejam se qualificar em metodologia de ensino para biologia na educação básica.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada pela Alfama Cursos contempla:
• VÍDEO AULAS em DVD com professores do curso;
• ESPAÇO DO ALUNO (Ambiente Virtual de Aprendizagem) onde são disponibilizados conteúdos complementares do curso e que devem ser acessado pelo aluno através do botão Espaço do Aluno.

CARGA HORÁRIA

45 horas/aula distribuídas da seguinte forma:

08h/aula de vídeo em DVD. (480 minutos)

37h/aula de estudo no Espaço do Aluno do site www.alfamacursos.com.br

ATENÇÃO
PARA ACOMPANHAR O CURSO E FAZER O ESTUDO INDEPENDENTE É PRE REQUISITO FAZER O DOWNLOAD DO MATERIAL DIDÁTICO QUE ESTARÁ DISPONÍVEL NO ESPAÇO DO ALUNO NO SITE HTTP://www.alfamacursos.com.br



CERTIFICADOS
• O Nome para o CERTIFICADO será gerado de acordo com as informações cadastradas no site da Alfama Cursos.
• Para imprimir o seu certificado, você deverá acessar o site www.alfamacursos.com.br e seguir os seguintes passos:
1) Clicar no botão ESPAÇO DO ALUNO e digite seu CPF e a senha do curso.
2) Clicar no botão CHAVE DE PRESENÇA localizado no lado esquerdo do site.
3) Digitar o número da CHAVE DE PRESENÇA e clique no botão Enviar Chave.
• A CHAVE DE PRESENÇA é divulgada durante as Vídeo Aulas em um dos DVD´s.
IMPORTANTE: Escolha um papel de qualidade para imprimir o seu certificado.

• O CERTIFICADO poderá ser solicitado junto a Alfama Cursos através do e-mail contato@alfamacursos.com.br, mediante pagamento da taxa de envio.*

*Confira o valor da taxa de envio no espaço do aluno.






PROGRAMA

AULA 1: PORQUE REALIZAR AULAS PRÁTICAS?
Momento1
Momento 2
- A Importância das aulas práticas no ensino de Biologia e Ciências;
- A interação Teoria-Prática como estimulador do conhecimento;
- Metodologia básica de uma aula prática para o Ensino Fundamental;
- Metodologia básica de uma aula prática para o Ensino Médio;
Tema para reflexão
- Análise do tema de reflexão do momento 1
- Aulas Práticas: o que pode e o que não pode;
- A Preparação do professor para a aula prática;
- Itens indispensáveis para uma boa aula prática;

Exercício
AULA 2: COMO REALIZAR AULAS PRÁTICAS
Momento1
Momento 2
- Comentário do exercício da aula 1
- Aulas práticas dentro de sala;
- Aulas práticas fora de sala;
- Aulas de campo;
Tema para reflexão
- Análise do tema de reflexão do momento 1
- Como realizar aulas práticas com baixo custo;
- Integração da prática dos alunos com a prática da Ciência;
- Conciliando Vestibular com aulas práticas e aulas de campo;
Exercício
AULA 3: A ARTE DE ENSINAR
Momento 1
Momento 2
- Comentário do exercício da aula 2
- Filtro caseiro de areia;
- Reaproveitando a comida;
- O jogo dos seres vivos;
- Reconhecendo seres microscópicos;
Tema para reflexão

- Analise do tema de reflexão do momento 1
- Testes sensoriais;
- Construindo um pulmão caseiro;
- Fazendo uma eletrólise em sala;
- Construindo um destilador caseiro;
Exercício

AULA 4: ALGUNS EXEMPLOS DE AULAS PRÁTICAS PARA ENSINO MÉDIO
Momento1
Momento 2
- Comentário do exercício da aula 3
- Recriando os experimentos de Redi;
- Aprendendo a classificar as coisas e os seres vivos;
- Uma aula de campo simples de Ecologia;
Tema para Reflexão
- Analise do tema de reflexão do momento 1

- Retrospectiva – Revisão dos aspectos analisados no decorrer do curso;
- Mesa redonda – Com a participação de mais um profissional da área.




CONTATO
Você pode enviar suas dúvidas diretamente para o email
dvd@alfamacursos.com.br